08 ferramentas infalíveis para aumentar a produtividade

  • por

Que o home office se tornou tendência, não é novidade para ninguém. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é como manter a produtividade mesmo trabalhando em casa. Afinal, são tantas distrações, que fica difícil se manter focado nas demandas profissionais e conciliá-las com outras atividades.

Para ajudar você com essa questão, separamos 08 ferramentas que podem aumentar a sua produtividade e organização no trabalho. Continue a leitura e confira!

Ferramentas que podem aumentar a sua produtividade

01. Evernote

Nossa primeira indicação é uma ferramenta simples e prática, mas que pode fazer uma grande diferença na sua produtividade e organização. O Evernote é um bloco de notas em que, além de realizar anotações, você consegue agendar tarefas e salvar documentos ou imagens.

Também é possível organizá-los em pastas e utilizar tags, facilitando a localização de notas específicas. Além disso, os dados são armazenados na nuvem e você consegue compartilhá-los com outras pessoas, por meio de pastas colaborativas.

Ele pode ser instalado no computador ou celular e possui duas versões: uma gratuita e outra paga. A primeira versão, normalmente, atende as necessidades da maioria das pessoas.

02. Freedom

Um dos principais vilões da produtividade são as redes sociais. Você entra para ver um story e, quando percebe, está há horas rolando pelo feed. Se esse for o seu caso, o aplicativo Freedom pode ser um grande aliado.

Com ele, você consegue bloquear, por um período determinado, alguns aplicativos como o Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Para utilizá-lo, basta realizar o cadastro gratuito e baixar. Ele está disponível para Android, IOS e PC.

03. Trello

O Trello é uma excelente ferramenta para organização de fluxos de trabalho, sendo indicado principalmente para quem trabalha em equipe e precisa acompanhar todas as etapas do projeto.

Por meio de cards, você consegue editar e organizar listas de acordo com as suas necessidades e da sua equipe. Além disso, é possível fazer comentários, adicionar tarefas e estipular prazos.

Outra vantagem é que o Trello permite que toda a equipe acompanhe o projeto e suas etapas, além de ser compatível com todos os sistemas e estar disponível no Google Play e App Store.

04. Pomodoro

Não se trata de uma ferramenta, mas sim de uma técnica para gerenciamento de tempo e aumento da produtividade.

O método Pomodoro consiste em trabalhar por 25 minutos sem interrupções e, após esse período, realizar uma pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos concluídos, você pode descansar por 30 minutos.

Pode parecer um tempo curto para produzir, mas dessa forma você consegue se concentrar totalmente nas atividades que são importantes e evita intervalos muito longos. Contudo, para que a técnica funcione, é necessário manter-se focado durante os períodos de atividade, evitando qualquer distração.

O Pomodoro é uma excelente alternativa para aqueles que ficam entediados facilmente, pois poderão se “recompensar” após 25 minutos de trabalho. Existem diversos aplicativos que utilizam essa técnica, um dos mais famosos é o Focus To-Do.

Você pode baixar o aplicativo ou utilizá-lo como uma extensão do Chrome. Além disso, é possível fazer uma lista de todas as suas demandas e analisar quanto tempo você gasta para cumpri-las.

05. Asana

O Asana é uma plataforma online para gerenciamento de tarefas colaborativas, tendo como objetivo principal a gestão de projetos. Com ele, você consegue estipular os prazos e níveis de prioridade de cada demanda, criar fluxos de atividades e montar fóruns de discussão.

A organização das tarefas pode ser feita em listas ou com quadro de cartões, seguindo o mesmo modelo do Trello. A plataforma está disponível na versão gratuita e paga. Caso a sua empresa seja pequena ou seja para uso pessoal, a primeira versão costuma ser suficiente.

06. Google Calendar

O Google Calendar é uma das melhores ferramentas para quem tem muitas reuniões. Nele, você consegue anotar todos os seus compromissos e programar para receber lembretes das suas tarefas.

É uma ferramenta totalmente gratuita e permite que você compartilhe o calendário com outras pessoas. Além disso, possibilita o envio de e-mails automáticos para os outros participantes da reunião, lembrando-os do compromisso.

07. Slack

O Slack é uma ferramenta voltada para a comunicação interna das empresas. Com ele, é possível criar conversas em grupo, como se fosse um bate-papo da equipe, ou conversas individuais com apenas um integrante.

Essa plataforma é uma ótima opção para trabalhadores remotos que precisam se comunicar com os colegas de trabalho. Outra vantagem é que, ao utilizá-lo, você não precisa entrar no WhatsApp para mandar mensagem, o que evita possíveis conversas com outras pessoas.

Ele está disponível para Android, IOS e PC e pode ser utilizado simultaneamente no computador e celular.

08. BPM – Bussiness Process Management

O BPMé uma ferramenta que automatiza a criação de fluxos de processos e, torna aprovações que antes eram manuais, em processos ágeis e digitais.

O BPM pode ser usado desde requisições de compras, até liberação de férias para colaboradores, de forma fluida e sistêmica, abrangendo processos simples ou de alta complexidade. Você pode substituir solicitações, aprovações e formulários em planilhas ou papel por processos com formulários eletrônicos automatizados que facilitam a gestão das demandas de todas as áreas, trazendo mais transparência e otimização de processos cotidianos.

A Senior tem uma solução especialista de BPM, para potencializar o seu negócio. Saiba mais aqui!

Após a leitura, esperamos que você passe a utilizar alguma dessas ferramentas e aumente a sua produtividade e organização no trabalho. 💜