05 coisas que você precisa saber antes de investir

Todo mundo adora ganhar dinheiro, certo? Uma maneira de fazer render o dinheiro que você já tem é investindo. Mas, por onde começar?

1. Você precisa de uma meta antes de qualquer outra coisa

Para que você está investindo? Qual o propósito? Qual é a meta ou objetivo? Comece pelo final! Saiba qual é o objetivo do seu investimento.

Depois de ter um objetivo estabelecido, o horizonte de tempo necessário para o investimento ficará mais claro. Assim, também fica mais fácil descobrir qual a melhor categoria para alocar o seu dinheiro.

2. Dependendo de quanto tempo você tem, você investe de forma diferente

O número de anos entre o agora e quando será preciso usar o dinheiro que está sendo investido é algo importante de ser definido antes de investir. Geralmente, quanto mais tempo se tem até a data de necessidade do dinheiro, mais você pode se arriscar para decidir onde esse dinheiro renderá.

Em geral, existem três tipos de classes de ativos para investir: dinheiro, títulos e ações. E cada um desses três tipos tem os seus próprios intervalos de taxas de retorno que você pode esperar mais ou menos ao longo do tempo.

3. Colocar todo o seu dinheiro em um só lugar é pedir para ter problemas

É muito importante diversificar seus investimentos. Isso significa dividir o dinheiro entre diferentes categorias. Assim, você aprende mais como seu dinheiro pode render!

Considere construir um portfólio completo, global e diversificado, composto por ações e títulos que atendam a sua tolerância a risco.

4. É uma boa separar ao menos 10% do seu salário todo início de mês para investir

Torne essa economia mensal um hábito na sua vida. Depois de pegar o costume, você deixará de sentir falta do dinheiro investido e estará se preparando para o futuro!

E é no início do mês que você deve fazer isso. Ou seja, receba seu salário e, junto com suas contas mensais, separe o dinheiro do seu investimento. Se faltar no final do mês, você saberá que no mês seguinte precisa economizar um pouco mais.

5. Abra sua conta na corretora

Esse é o último passo até que você se torne investidor ou investidora, para começar a receber seus lucros.

Abrir sua conta em uma corretora é extremamente simples: você só precisa de uma conexão à internet e um computador. Não precisa nem sair de casa! Pergunte para amigos, pesquise… tem muita informação por aí. XP, Easynvest, Clear, Rico, Modal são algumas das mais famosas. Olhe com carinho!

Esperamos que tenham gostado das dicas! Bons investimentos. 😊