Como sair das dívidas e iniciar um novo ano

  • por

O mundo passa por eventos turbulentos no setor econômico. Ao que tudo indica, a situação pandêmica está sendo amenizando, mas ainda assim, seus efeitos se perpetuarão por algum tempo no poder aquisitivo dos consumidores. 

Estamos há um mês do final de 2021, época de 13º, festas, viagens, contas, material escolar etc. As preocupações relacionadas com a pandemia da Covid-19 estão atrasando o retorno das temporadas de compra e redistribuindo prioridades ao investir o orçamento em programações locais. 

O estudo global de consumo do Instituto for Business Value (IBV) da IBM, realizado com mais de 13.000 adultos em nove países, incluindo México e Brasil, aponta que, mesmo com a vacinação aliviando as restrições ao comércio, as pessoas ainda reconsideram a socialização, quando se trata de compras e viagens.

Orçamento menor para as compras

A pesquisa mostrou ainda que, globalmente, o orçamento para as compras de fim de ano está 13% abaixo do que em 2019 e 30% acima de 2020. No Brasil, onde 80% dos consumidores disseram que vão às compras neste final de ano, o aumento teria sido menor, de 18%.

Planejar as compras de final de ano com antecedência é o melhor caminho

O professor de Finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie, (Campus Alphaville) Maurício Takahashi, afirma que o planejamento com muita antecedência é a melhor forma de se organizar para economizar nas compras. “Em tempos de imprevisibilidade inflacionária, com perda real de poder de compra, o planejamento continua sendo a melhor forma de otimização de gastos. Apenas para estabelecer o contraste, imagine gastar sem uma lista definida, sem um limite pré-estabelecido, sem tempo para pesquisar e comparar preços, tomado pela pressão do tempo e com impulsos e emoções comandando seu cérebro no processo de decisão.”, analisa.

Portanto, não deixar as compras (sem planejamento) para a última hora facilita e muito o processo de compras. Além disso, segundo Takahashi, é importante destacar quais amigos e familiares serão presenteados, quanto irá gastar com cada um e o que irá comprar, além de procurar por ofertas na internet. “As barganhas reais raramente caem no colo. Elas precisam ser buscadas. Essa busca está consideravelmente facilitada pela tecnologia”.

A crise econômica e sua influência no desempenho pessoal e profissional

Existe uma relação direta entre a situação financeira do colaborador e o seu desempenho no trabalho. Em 2020, uma pesquisa realizada pela Creditas e o Ibope Inteligência identificou que existe uma relação direta entre as finanças pessoais do empregado e seu desempenho no trabalho. Os dados mostraram que, entre os entrevistados com dificuldades financeiras, 37% dizem que começam a buscar uma nova oportunidade profissional quando precisam de mais dinheiro, aumentando assim a taxa de turnover das empresas. 32% adotam um trabalho extra; 26% se sentem mais desmotivados e 10% confessam que a concentração mental nas atividades fica prejudicada.

As dificuldades em se estabelecer um planejamento financeiro satisfatório ainda são gritantes para boa parte dos brasileiros; e um dos principais motivos é a falta de educação financeira. Uma vez endividados, o desconhecimento sobre a própria situação econômica faz com que busquem crédito com juros abusivos: a verdadeira “bola de neve”. Na pesquisa, 70% utilizam cheque especial; 51% pediram empréstimo sem saber o valor da taxa de juros e 42% contrataram opções caras de crédito, como parcelamento de fatura.

Esses dados precisam ser levados em conta pelos gestores, afinal, o grande diferencial dentro de uma empresa que deseja se destacar no mercado é a preocupação com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores. Uma alternativa que pode auxiliar nesse processo é a disponibilização de crédito consignado.

Mas, o que é Crédito Consignado?

O consignado é um tipo de empréstimo pessoal cuja principal característica é o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, holerite ou benefício do INSS. Como o desconto das parcelas é feito automaticamente, essa forma de crédito está disponível apenas para aqueles que possuem uma renda fixa mensal: trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e aposentados/pensionistas do INSS.

Essa característica é justamente o que torna o consignado tão atrativo. Uma vez que o pagamento é descontado diretamente do salário, as chances de inadimplência são menores, o que gera juros menores do que os empréstimos “tradicionais”. 

Para que sua empresa ofereça esse tipo de benefício aos seus colaboradores o custo é zero, uma vez que é feito um convênio com a instituição financeira que faz a liberação do crédito, cabendo à empresa fazer somente o repasse dos pagamentos.

Crédito Consignado e suas vantagens

  1. Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores = melhor desempenho profissional 

Organizar a vida pessoal faz com que o seu colaborador tenha mais tempo para focar em suas atividades dentro da empresa, o que se reflete diretamente no desempenho profissional. 

  1. Melhoria no relacionamento entre colaborador e a empresa

São poucas as empresas que oferecem benefícios que trazem aos seus talentos o sentimento de pertencimento, orgulho e gratidão por fazer parte da organização em que atuam. Uma vez que os descontos são realizados via folha de pagamento, a tranquilidade e garantia de um replanejamento financeiro faz com que a imagem da empresa seja positiva para o colaborador e consequentemente para o mercado de trabalho como um todo.

  1. Facilidade para o RH

É possível que você tenha duas ressalvas em relação a oferecer o crédito consignado em sua empresa: contribuir para o endividamento dos seus colaboradores e aumentar o trabalho do setor de recursos humanos na hora de gerir todas as solicitações de empréstimo. 

Mas pode ficar despreocupado! As principais características desse tipo de empréstimo são: menor taxa de juros, parcelas fixas e o limite no valor das parcelas, o que traz mais bônus do que ônus a essa opção.

 

Ao que se refere ao aumento de fluxo nos serviços de RH, já existem no mercado soluções que realizam todo esse processo de forma automatizada e sem complicações. O  Crédito Consignado da Wiipo traz tranquilidade financeira para os colaboradores em momentos que eles mais precisam, além de ser de fácil contratação, sem custos e com as melhores taxas do mercado.

Os benefícios da Wiipo favorecem tanto o colaborador quanto a empresa, pois são totalmente integrados com o Sistema de Gestão de Pessoas Senior. Que tal oferecer para os colaboradores ou indicar sua empresa? Fale com um de nossos consultores