Conciliação financeira: saiba o que é e a melhor maneira de realizá-la

  • por

Algumas pessoas a conhecem como conciliação bancária, outros a conhecem como conciliação financeira. Há ainda os que preferem chamá-la apenas de conciliação. Não importa como você queira chamar, mas o fato é que um bom sistema de conciliação bancária é indispensável para o controle financeiro de sua empresa

Evitar fraudes, ter os lançamentos em dia e sempre saber exatamente o que você tem no caixa de sua empresa são alguns dos benefícios da conciliação financeira. Quer saber como isso é possível? Continue a ler esse artigo!

O que é conciliação bancária/ financeira?

Conciliação bancária é comparar as informações do extrato bancário com as informações do controle financeiro interno de sua empresa. Esse processo é feito para garantir que não haja inconsistências no confronto dessas informações.

Colocam-se lado a lado as previsões de lançamentos, os recebimentos, as despesas, o saldo e demais dados financeiros. Confere-se, então, se existe alguma divergência entre os dados; se as movimentações estão conforme o esperado e se não houve o esquecimento de algum lançamento.

Corrigir pequenos erros de dados divergentes, que parecem não fazer muita diferença, pode na verdade fazer sua empresa economizar dinheiro a longo prazo, na medida em que esses pequenos erros se acumulam.

A conciliação é importante não só para eliminar as inconsistências nas informações, mas também para minimizar os riscos de fraudes, como dinheiro depositado a menos, por exemplo.

Um grande benefício da conciliação bancária é conseguir monitorar melhor a movimentação de dinheiro de seu negócio e, assim, conseguir o controle financeiro de sua empresa. Tendo noção do fluxo de caixa, garantido pela conciliação financeira, o gestor estará menos propenso a tomar decisões prejudiciais ao futuro da empresa.

Como fazer?

A conciliação financeira pode ser feita de diversas formas. Para quem está começando um negócio, o método mais usado é por meio de planilhas. Você pode preencher os campos com as informações de sua empresa e assim é possível acompanhar e classificar as movimentações financeiras. 

Entretanto, conforme a empresa vai crescendo e você vai ficando mais experiente,  perceberá que utilizar planilhas para fazer a conciliação bancária tem algumas limitações. 

Uma empresa maior é inevitavelmente mais complexa e as planilhas podem não dar conta de todos os cálculos. A visualização de dados pode também ficar prejudicada, se a planilha acabar sendo “alimentada” por uma pessoa menos experiente na função.

Contudo, o maior problema na utilização de planilhas para fazer a conciliação está no quase inevitável erro humano. Como os dados devem ser inseridos manualmente, as chances de algum número sair errado são altas. 

Imagine numa sexta-feira à tarde, o funcionário responsável por inserir os dados já está com os olhos cansados e a cabeça no final de semana, ele pode ler um 0 como um 8, ou então querer digitar um 6 e acabar digitando um 7. Pode não parecer muito, mas um simples erro de digitação pode mudar completamente os resultados da empresa.

Hoje em dia, podemos contar com a tecnologia a nosso favor. Não precisamos mais sofrer com as planilhas. Os processos de conciliação bancária podem ser feitos de forma automatizada

Por meio da tecnologia, diminuímos a incidência de erros humanos e facilitamos a leitura de dados; valorizamos ainda o funcionário que estaria inserindo essas informações, pois assim ele utilizará esse tempo para se dedicar a projetos que realmente necessitam de seu olhar humano. 

Se você é cliente Senior, você pode utilizar a Wiipo para isso. Com a Gestão de Recebíveis, a conciliação financeira é automática. E se você não é cliente Senior, já pensou em utilizar um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) especialista em seu segmento?