May the 4th be with you!

É engraçado como certas modas pegam, e esse é o caso do dia do Star Wars comemorado no Brasil.

Neste dia, fãs do universo criado por George Lucas, tiram um tempo para assistirem aos filmes, jogarem e se vestirem como os personagens da saga (cosplay) para comemorar a data. É o caso da Wiipo, a fintech da Senior Sistemas, que se planejou em trabalhar a estilo Star Wars.

E o nosso Product Manager, Anderson Torres (que também é plastimodelista), tinha de fazer no estilo… Ele resolveu acessar o https://cults3d.com/, baixar o BB8 (personagem do universo) modelado por Maxter e fazer o seu próprio Droid.

Claro que para hoje ainda não vai ficar pronto, mas selecionamos algumas fotos do processo de produção.

Impressão 3D

Para fazer a impressão, foi utilizado um filamento de PLA, chamado Easyfill na impressora Biqu B1. Este é um material interessante, que promete ter um melhor preenchimento das camadas. Foi usado o branco, que na impressão fica levemente transparente. Como parâmetros bases de impressão foi utilizado o Cura para fazer o fatiamento de alta resolução (camadas finas, velocidade mais baixa) com altura de camada de 0,12mm, largura da linha de 0,4mm e Brim para ajudar na fixação das peças.

Pintura

Como esse não é um grande projeto, e sim uma “atividade for fun”, foi usado material que estava disponível na bancada, fazendo a pintura com aerógrafo usando Tinta Acrilex Branco Base, Gloss Orange da Itareli e Silver e Black da Vallejo.

Acabamento

A finalização não vai acontecer hoje, pois o tempo está muito úmido, com 80% de umidade relativa na bancada, então o verniz e o envelhecimento devem ficar para a semana que vem, mas será usado como verniz a cera líquida Bravo e o Wash será com as tintas a óleo da Acrilex.

Sobre o dia 4 de maio

Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original da obra de George Lucas, a citação fica assim: “May the Force be with you”. Assim, era muito comum que os fãs da série fizessem um trocadilho com esta frase, dizendo “May the Fourth be with you” — traduzindo: Que o 4 de maio esteja com você. Fonte: Canaltech