Score: entenda o que é e como impacta sua vida financeira

  • por

Se você tem um cartão de crédito, provavelmente já ouviu o termo “Score de crédito” ou “pontuação do consumidor”. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que significa esse termo e como esses dados impactam em sua vida.

Para resolver esse problema, escrevemos esse texto. Nele, você aprenderá o que é Score, como ele influencia seu planejamento financeiro e como aumentar a sua pontuação. Boa leitura!

O que é o Score de crédito

Em inglês, a palavra “score” significa pontuação. Portanto, o score de crédito pode ser definido como a pontuação do consumidor, ou seja, é a pontuação que indica o perfil financeiro do consumidor e o seu relacionamento com o mercado.

Para realizar o cálculo, são avaliados diversos fatores que explicaremos mais adiante. Essa métrica auxilia instituições financeiras e empresas a traçarem um perfil de risco de determinado cliente e ponderarem se é arriscado ou não liberar crédito ou realizar financiamento, por exemplo.

Como funciona

A pontuação varia de 0 a 1000 e indica a probabilidade de uma pessoa atrasar ou não o pagamento de uma conta. Com essa informação, as empresas avaliam se o perfil do cliente se enquadra ou não. Os consumidores são classificados dentro das seguinte categorias:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência.
  • Entre 300 e 700: médio risco.
  • Acima de 700: baixo risco.

Portanto, quanto mais próxima a pontuação estiver de mil, melhor será o perfil financeiro e, consequentemente, maiores as chances de o cliente ter o pedido de crédito aprovado.

Como é calculado o Score

Segundo o Serasa, um dos órgãos responsáveis por verificar os dados e calcular a pontuação do Score, os indicadores analisados são: pagamento de contas em dia; histórico de dívidas negativadas; relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.

No entanto, esses dados variam ao longo do tempo. As dívidas, por exemplo, possuem uma “data de validade” de 05 anos, após esse período o CPF do consumidor não pode continuar restrito. Portanto, se você tem uma dívida de cinco anos ou mais, ela não entrará no cálculo do Score.

Quais empresas podem consultar meu Score

Como dissemos acima, as empresas conferem o Score com o objetivo de analisar o risco de oferecer crédito. Portanto, é muito comum bancos realizarem essa análise, porém qualquer empresa pode contratar os serviços de consulta do Serasa e verificar o Score de clientes.

Além dos bancos e instituições financeiras, outras empresas que costumam realizar a análise são: lojas de departamentos; construtoras e imobiliárias; seguradoras de automóveis; operadoras de internet e telefone e financiamentos estudantis.

Como saber qual o meu Score

Saber a sua pontuação é muito importante, principalmente se você pretender solicitar crédito ou financiamento. Para consultá-la, é bem simples: basta realizar seu cadastro no site do Serasa. Outra alternativa é por meio do aplicativo para celular.

Como aumentar minha pontuação

Como podemos perceber, quanto mais elevado o Score, maiores serão as chances de o cliente  ter acesso ao crédito. Porém, se você já realizou a consulta e viu que sua pontuação não está boa o suficiente, existem algumas ações que podem ajudá-lo a melhorar os números. Confira!

01. Pague as contas em dia

Uma dica muito valiosa para quem deseja aumentar o Score é pagar as contas em dia. Aliás, o pagamento precisa ser do valor integral. Então, evite ao máximo pagar apenas a fatura mínima do cartão de crédito.

Nossa sugestão é incluir as contas no débito automático, em que a cobrança dos pagamentos será realizada diretamente do saldo disponível em sua conta corrente. Assim, você não corre o risco de esquecer de pagar alguma conta e ter o nome negativado por esse deslize.

02. Limpe seu nome

Após consultar seu Score, verifique se não possui nenhuma dívida pendente. Como dissemos no tópico anterior, pode ser que você tenha esquecido de pagar alguma conta e seu nome tenha ficado “sujo”.

Agora, se você já sabe que possui dívidas, nosso conselho é quitá-las o quanto antes, pois elas impactam diretamente na sua pontuação. Caso seja alguma pendência antiga, vale a pena tentar conversar com a empresa e pedir desconto. Algumas costumam oferecer esse benefício como forma de incentivar o pagamento.

03. Dados cadastrais atualizados

Manter suas informações atualizadas no site do Serasa pode contribuir para seu Score, uma vez que as empresas enxergam que você é confiável e está disponível, caso precisem entrar em contato.

Caso mude de cidade, endereço ou se separe, não se esqueça de realizar a atualização dos seus dados. Quanto mais exatos, melhor.

04. Cadastro positivo

O cadastro positivo é uma ferramenta que registra seu comportamento financeiro, como exemplo, assiduidade no pagamento das contas e pagamento antecipado. Além disso, também coleta informações sobre o seu histórico de pagamento.

O bom é que as empresas também conseguem ter acesso a esses dados, o que faz aumentar o seu grau de confiabilidade. Caso você tenha realizado seu cadastro após junho de 2019, não precisa se preocupar: o cadastro positivo é ativado automaticamente. Mas se você deseja ativá-lo ou encerrar o serviço, basta solicitar ao Serasa.

05. Tenha contas em seu nome

Ter contas em seu nome ajuda a subir seu score. Caso tenha mais de 18 anos e não utilize cartão de crédito ainda, pode passar algumas contas para o seu nome, como a de internet, telefone e água.

Todos os serviços que forem contratados em seu nome refletirão exclusivamente em seu score, independente de você utilizá-lo ou não. Portanto, evite ao máximo emprestar o seu nome para alguém contratar algum serviço, a não ser que você confie na pessoa e tenha certeza de que ela realizará os pagamentos de forma adequada.


Após a leitura, esperamos que você tenha compreendido o que é score e quais os benefícios de ter uma pontuação alta. Qualquer dúvida, estamos aqui. 💜