Tudo sobre o seu Holerite Digital

Você é daqueles que olha rapidinho só no dia em que recebe, ou consulta o holerite várias vezes ao mês, quase como um ritual motivacional?

Qualquer que seja o tempo que você dedica ao seu comprovante de pagamento, é importante entender o descritivo. Afinal, no holerite constam os valores a receber, descontos e outras informações sobre o colaborador e a empresa. Ele serve também como um histórico de pagamento para a empresa e uma garantia de que ela está honrando seus compromissos trabalhistas.

Sendo um Wiiper, você já tem algumas vantagens importantes: 

  • Seu Holerite chega pelo App Wiipo em até 30 minutos depois que o RH disponibilizou o documento
  • Todos os Holerites Digitais ficam disponíveis no app, para você consultar a qualquer hora e em qualquer lugar
  • Acesse a todo o seu histórico de Holerites Digitais até depois que sair da empresa (então não precisa ficar pedindo por email para o RH ou financeiro)
  • E o melhor: ele vem beeeem mais fácil de entender!

Mesmo assim, existem diversos termos e nomenclaturas que podem gerar dúvidas. E se tratando do nosso precioso salário, é importante entender tudo que está sendo acrescido ou descontado. Então venha conosco em um breve tour pelo seu Holerite Digital

Faça o login no seu App Wiipo e clique em “Meu Holerite” para abrir o seu e acompanhar os campos que aparecem.

Por padrão, ele sempre puxará os dados do último mês, mas você pode consultar holerites passados no campo “Holerite referente a”.

O gráfico central informa o total dos seus PROVENTOS, ou seja, a soma dos seus créditos de colaborador. Eles englobam seu salário, horas extras, adicionais diversos, auxílios e outros. 

Mas à esta soma ainda devem ser calculados os DESCONTOS. A porcentagem destes descontos está ilustrada no gráfico com a cor vermelha. Se você clicar nessa parte do gráfico, automaticamente ele te informará o valor total e a porcentagem dos descontos aplicados.

Ao clicar na parte verde do gráfico, você verá o valor LÍQUIDO (e a porcentagem) da sua remuneração. Este é o valor que mais prestamos atenção, já que é o mesmo que entra na nossa conta bancária.

Abaixo do gráfico estão os detalhes dos seus proventos e dos descontos. Vamos ver alguns termos comuns que você pode encontrar em cada um deles ao clicar no “+” ao lado de cada categoria.

PROVENTOS

Horas Normais

São as horas trabalhadas pelo colaborador naquele mês.

Horas de Repouso Remuneradas Diurno

Todo colaborador tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas (mínimo), que é acordado com o empregador no ato da contratação. Aqui neste campo, o cálculo considera as horas trabalhadas, a quantidade de dias úteis e de domingos e feriados no mês e, por isso, sempre varia.

Prêmio Assiduidade

Adicional, gratificação ou prêmio de assiduidade é um benefício concedido pela empresa aos colaboradores mais assíduos, ou seja, aqueles que possuem maior frequência ao trabalho.

Troco do Mês

O arredondamento, ou troco do mês, é uma ferramenta utilizada pelo sistema de cálculo para evitar o pagamento do salário em centavos (moedas). Um tipo de adiantamento de alguns centavos para arredondar o valor do seu salário atual.

Horas extras

Horas trabalhadas além da jornada de trabalho combinada com o empregador. Calculada sempre com valor adicional, por se tratar de uma extensão das atividades do colaborador para um período extra.

Adiantamento de Salário

Dependendo do tipo de organização do RH da sua empresa, você pode receber o salário de 15 em 15 dias, e isso será descrito em um ou dois holerites a cada mês. O primeiro deles vem descrito como adiantamento salarial – que é a primeira metade do salário que vem no meio do mês. O segundo vem mais completo, com os valores todos descritos e com o adiantamento contando como um “desconto” já que ele já foi pago.

Caso receba um holerite só, ele virá com todos os valores descritos e com o desconto do adiantamento. Em ambos casos, estará detalhado que você recebeu seu salário em duas parcelas e o valor relativo a cada uma delas.

Comissão

Valor extra, adicional ao salário pago pela empresa. Muito comum em cargos de vendas, onde é calculada de acordo com a performance e alcance de determinadas metas ou objetivos determinados pela empresa.

Adicionais

Dependendo do tipo de trabalho que você realiza para a empresa, é possível que sejam acrescidos alguns adicionais no valor da sua hora trabalhada. Exemplos: adicional noturno quando parte ou a totalidade de sua jornada acontece no período da noite; adicional de periculosidade quando o colaborador é exposto a atividades que constituam um risco à sua saúde e adicional de insalubridade quando o ambiente de trabalho apresenta elementos de risco à saúde (ruído, calor ou frio excessivo, agentes químicos ou biológicos e outros riscos).

DESCONTOS

IRRF

“Imposto de Renda Recolhido na Fonte” é o valor que o empregador é obrigado a reter antes mesmo de pagar o salário ao empregador e já repassar diretamente à Receita Federal.

INSS

Imposto pago à Previdência para cobrir os gastos do governo com programas de assistência e aposentadorias, proporcionando assistência para quem utiliza o sistema previdenciário.

Mensalidade Sindicato

Valor repassado ao sindicato, ao governo e a algumas outras iniciativas de acordo com as categorias econômicas ou profissionais exercidas na empresa.

Ausências

Se o colaborador falta e não apresenta uma justificativa devidamente esclarecida, a empresa tem autorização para descontar as faltas no holerite.

Benefícios

Todos os benefícios oferecidos pela empresa, como Mobilidade, Saúde, Alimentação, Refeição, Cultura e outros, devem ser especificados no holerite, com os respectivos valores descontados.

Pensão alimentícia

Se a empresa receber ordem do oficial de justiça, o desconto da pensão estará descrito no holerite e repassada diretamente à pessoa que recebe a pensão. Se o método de desconto da pensão alimentícia for outro, o valor não constará no holerite.

Outros

Previdência privada, auxílio a escola de idiomas e ainda outros itens mais específicos da sua profissão podem ser descontados no holerite quando oferecidos pela empresa. Tudo depende da organização da sua empresa, mas todos os itens devem ser explicados e acordados por ambas as partes no momento da contratação.

O seu Holerite Digital pode conter ainda outros itens dentro de Proventos ou Descontos dependendo da sua empresa ou especificidade do trabalho. Se você tem dúvidas sobre algum item em particular, converse com o seu RH.

Na próxima vez que receber seu Holerite, dedique um tempinho para entender os descritivos. Lembrando que no App Wiipo você também pode visualizar o documento em formato PDF e baixar ele para futuras consultas.