Você usa todas as vantagens dos seus Benefícios Flexíveis?

Se você recebe um benefício flexível da sua empresa, como o Wiipo Flex por exemplo, já notou a diferença entre um vale tradicional e o novo formato. Na hora de almoçar, por exemplo, a famosa frase “Aceita ticket?” provavelmente caiu em desuso.

Mas ter um benefício flexível é muito mais que um meio de pagar pelo almoço. Hoje queremos te ajudar a usar ao máximo os benefícios que já estão aí na sua carteira! 

Dica 1 – Conheça bem os bolsos ativos

A principal vantagem de se ter um benefício flexível é a liberdade de escolha na hora de consumir. Mas antes disso, é preciso conhecer todos os bolsos ativos para você. Como assim?

Quando sua empresa contratou o benefício flexível, ela definiu um conjunto de “bolsos”, ou áreas de consumo, para os colaboradores usarem. Por exemplo, ela pode ter escolhido ativar Alimentação e Mobilidade, o que inclui qualquer tipo de restaurante e também serviços relacionados ao deslocamento para o trabalho. A escolha destes bolsos é feita no início, mas dependendo da empresa, pode ser atualizado de acordo com o perfil dos colaboradores. Por isso é importante usar e também dar seu feedback para o RH.

Se você usa o Wiipo Flex, verifique no seu app Wiipo quais bolsos estão ativos no seu cartão. Abaixo, uma descrição das potencialidades de cada um deles:

  • Livre: qualquer estabelecimento que aceita a bandeira MASTERCARD.
  • Refeição: Apps de Delivery, Restaurantes, Lanchonetes e Bares.
  • Alimentação: Mercados, Açougues e Hortifrutis.
  • Mobilidade: Aplicativos como Uber e 99, Postos de Gasolina, Pagamento de Pedágio e Recarga de Cartão de transporte público.
  • Educação: Cursos Online, Cursos de Idiomas e Ensino técnico e Superior.
  • Saúde: Farmácias e Exames médicos.
  • Cultura e lazer: Livrarias, Cinemas e Teatros, Aplicativos de Streaming (Netflix, Spotify e Amazon Prime).
  • Farmácias: compras em qualquer farmácia.
  • Combustível: Postos de combustível.
  • Pet shop: Pet shops e clínicas veterinárias.
  • Casa: Lojas de móveis, decoração e materiais de construção.
  • Odontológico: Clínicas odontológicas e dentistas.
  • Moda: Lojas de roupas, acessórios e calçados.
  • Academia: Academias, Clubes de Pilates e outras atividades físicas.
  • Beleza e estética: Lojas de cosméticos, Salões de beleza e Barbearias.
  • Food: Junção do bolso Alimentação + bolso refeição.
  • Beneflex: Benefícios diversos que podem ser resgatados mediante a transferência prévia para o bolso de desejo
  • Clube Wiipo: Utilize esse saldo para compras no Clube Wiipo e garanta descontos e cashbacks de até 50% numa infinidade de parceiros.

Dica 2 – Entenda seus gastos

Agora que você já sabe o que está ativo no seu benefício, fica muito mais fácil administrar. Mas antes de sair procurando todos os estabelecimentos possíveis para usar, nós aconselhamos a fazer uma análise 360º da sua finanças. Por quê?

Os benefícios podem te ajudar bastante, mas também podem te fazer gastar mais se não forem administrados bem. Por exemplo: agora que você pode comprar em qualquer estabelecimento alimentício, se empolgar no começo do mês significa esgotar o saldo do bolso e ter que consumir o próprio salário para pagar as outras refeições do mês. Então a dica de ouro é planejar.

Não precisa fazer uma planilha super complexa, mas é importante que você consiga visualizar seus gastos por categoria. Pode ser nas notas do celular, num caderninho ou até numa folha de papel guardada na carteira. Anote os gastos por pelo menos 1 mês e depois avalie onde está direcionando mais o seu dinheiro.

Se perceber que é com alimentação, por exemplo, faça ajustes. Ao invés de usar sempre em restaurantes ou delivery, será que poderia comprar alimentos frescos no mercado e preparar algumas marmitas de vez em quando? Ou talvez encontre novas opções de restaurante perto da sua casa ou trabalho, mais saudáveis e mais econômicas.

O importante aqui é detectar as maiores porcentagens de gastos e avaliar alternativas. E é aí que os benefícios podem ajudar muito! Eles podem aliviar o peso de investimentos mensais que você já tenha (como cursos, academia, etc) ou abrir a possibilidade de consumo para setores que você não tenha condições de estabelecer um orçamento fixo (como lazer e cultura).

Dica 3 – Avalie o seu momento

Você já sabe quais seus gastos principais e já sabe quais seus bolsos ativos. Administra suas finanças e usa os benefícios a seu favor. Mesmo assim, pode acontecer de as suas circunstâncias de vida mudarem. 

Por exemplo: se antes você usava o transporte público todos os dias, agora talvez precise mais do benefício para pagar o combustível do carro. Ou ainda, se migrou para o home office, o benefício Refeição não seja tão importante como a Alimentação, que te permite fazer as compras em qualquer supermercado.

Nesses casos, é importante sempre conversar com o seu RH. Verifique quais bolsos são fixos e quais podem ser ajustados à sua necessidade. Benefícios flexíveis foram pensados para melhorar a qualidade de vida do colaborador. Por isso, saiba o que você tem à disposição, administre a seu favor e, se necessário, converse sobre possíveis ajustes.

Ainda não tem Wiipo Flex?

Já deixamos a dica então: use o formulário ao final deste link para indicar o Wiipo Flex para o RH da sua empresa. Nós iremos entrar em contato com eles e explicar porque é tão maravilhoso (e fácil!) implantar benefícios flexíveis.