5 Dicas (e uma extra!) para não se endividar na pandemia

Durante a crise que estamos vivendo, é importante, sempre, cuidar da nossa saúde. Mas não estamos falando só da saúde física e mental.

Além das recomendações de saúde que devem ser seguidas durante a pandemia, como usar máscara, lavar as mãos, e, se possível, não sair tanto de casa, também é importante saber como podemos atravessar essa pandemia sem prejudicar o nosso bolso. Por isso, reunimos algumas dicas de como manter tudo em ordem, principalmente durante esse período!

1. Organize todas as suas dívidas

Pode ser aquele empréstimo pessoal antigo, financiamentos, carnês, a fatura atrasada do cartão de crédito, etc. Com todas reunidas, veja quais você pode reduzir!

2. Reveja seus gastos

Essa é a hora de olhar para os seus gastos e despesas mensais. Veja o quanto você gasta com as contas mensais, plano de TV por assinatura, telefone, transporte, alimentação, gastos pessoais e outros cuidados com a sua casa e/ou família. Tendo essas informações em mãos, fica muito mais fácil se organizar.

3. Cuidado com empréstimos abusivos

Despesas inesperadas podem aparecer. Apesar disso, não caia em contratos abusivos sem pesquisar antes! Um exemplo disso são bancos e instituições financeiras que cobram juros de 10%, 20% ou mais. Opções com juros menores, como o Crédito Consignado, por exemplo, podem te auxiliar melhor. 

4. Guarde, poupe e salve

Use esse período para entender a importância de ter uma reserva financeira. E, se você ainda não tem uma, essa é uma boa hora de estabelecer isso como prioridade no seu planejamento. Um grande passo seria guardar de 5% a 10% do seu salário, mas, o importante é começar, mesmo que seja com pouco. Sua saúde em primeiro lugar, física e financeiramente!

5. Não caia no cheque especial

Com uma das taxas mais altas de todo o mercado, o cheque especial é muito perigoso: apesar de ser um crédito fácil, os juros são extremamente abusivos e podem chegar a 151% ao ano! Nesses casos, é importante ficar atendo ao saldo da conta e se prevenir antes de cair nessa dívida.

Com essas dicas, podemos conseguir passar pela pandemia com saúde no corpo, e também no bolso!

Curtiu as dicas e sabe de algum amigo que poderia usá-las? Manda o artigo pra ele(a)! 😉

Deixe um comentário