O PIX pode substituir o boleto bancário?

  • por

Provavelmente, você já ouviu falar ou já utilizou o PIX. Esse novo modelo de pagamento instantâneo foi instituído pelo Banco Central e entrou em vigor no dia 16 de novembro de 2020.

Desenvolvido com o propósito de facilitar as transações financeiras atuais, o novo sistema beneficia tanto os lojistas quanto os compradores. No varejo online, por exemplo, o PIX trouxe diversas melhorias, como:

  • Agilidade na compra para o consumidor, podendo levar ao aumento das vendas;
  • Redução dos estoques de reserva para os e-commerces, uma vez que não precisam aguardar o processamento do pagamento;
  • Diminuição da taxa de quebra (boletos não pagos), que atualmente beira os 25%;
  • Melhora da experiência de compra do cliente.

Para os usuários, as vantagens são ainda maiores. Se você utiliza o PIX, já desfrutou de todas elas. Porém, se ainda não o utilizou, conheça algumas facilidades que ele pode proporcionar:

  • Transações mais práticas e rápidas, demorando apenas 10 segundos para serem concluídas;
  • Facilidade nas transações, com uma experiência padronizada;
  • Redução de custos, tendo em vista que é um serviço 100% gratuito;
  • Maior inclusão de pessoas. Isso porque o PIX opera a partir de contas de pagamentos e contas poupança, incluindo mais pessoas ao SFN (Sistema Financeiro Nacional).

Com todas essas funcionalidades, muitos questionam se o PIX poderá acabar com as formas tradicionais de pagamento. Como aqui na wiipo trabalhamos com a Gestão de Boletos, focaremos nesse modelo de pagamento. Continue a leitura e saiba como os pagamentos instantâneos influenciam na emissão de boletos.

O PIX vai substituir os boletos?

Segundo o site do Banco Central, assim como a TED e o DOC, o PIX é um meio de pagamento à disposição da população. Trata-se de uma forma adicional de realizar pagamentos e transferências; não há intenção do BC em extinguir os outros meios de pagamento.

No entanto, alguns especialistas financeiros afirmam que essa nova modalidade de pagamento fará com que as instituições parem de utilizar boletos, devido à sua praticidade e instantaneidade.

Ademais, o PIX soluciona uma das maiores dores do e-commerce: as transações com boleto bancário. Como dissemos anteriormente, muitas pessoas realizam compras via boleto bancário, mas não efetuam o pagamento (taxa de quebra).

Essa desistência gera um custo para os vendedores on-line, pois eles precisam bloquear o produto até o pagamento cair, o que impede que outra pessoa compre este mesmo produto. A situação é ainda pior durante os finais de semana, já que a confirmação do pagamento ocorre apenas na segunda-feira.

Boleto vs. PIX

Como pudemos observar, existe sim a possibilidade de o PIX substituir o boleto. No entanto, isso deve ocorrer gradativamente, uma vez que as pessoas e lojas precisam se adaptar a esse novo modelo.

O boleto bancário faz parte da rotina dos brasileiros há 30 anos e muitas pessoas ainda preferem utilizá-lo, principalmente os mais velhos. Além disso, o PIX exige acesso à internet, o que não é possível para uma parcela da população. Em contrapartida, os boletos podem ser pagos em dinheiro vivo nos bancos e lotéricas.

Por fim, é importante lembrarmos que a adaptação a novas tecnologias não é um processo simples e exige adaptabilidade tanto dos usuários quanto dos lojistas. Portanto, não existe uma possibilidade imediata de o PIX acabar com os boletos, mas é importante começar a conhecer a ferramenta.

Gestão de boletos wiipo

Sempre por dentro das tendências, a wiipo repaginou o seu serviço de Gestão de Boletos, que passará a ser Gestão de Recebíveis. Com ele, as empresas poderão escolher se desejam contratar a gestão de boletos, recebimento pelo PIX ou ambas as modalidades. Aguardem novidades!

Para mais informações sobre a Gestão de Recebíveis da wiipo, clique aqui e acesse nosso site. Qualquer dúvida, conte com a gente. 💜