O que são os pontos do cartão de crédito e como utilizá-los

  • por

Sabia que você pode ser recompensado por utilizar o cartão de crédito? O melhor é que as recompensas são muito boas, como passagens aéreas, eletrodomésticos e serviços de lazer. Para desfrutar desses benefícios, é necessário possuir um cartão de crédito com pontos.

Esse será o assunto abordado neste texto. Nele, você aprenderá quais as vantagens de possuir essa modalidade de cartão e como ele funciona. Continue a leitura para entender melhor!

O que são os pontos no cartão de crédito?

Os pontos no cartão de crédito são uma das estratégias desenvolvidas pelos bancos com o objetivo de fidelizar seus clientes. Eles são uma forma de você gastar dinheiro e receber algo em troca. Assim, a cada compra realizada, você pode ganhar pontos e depois trocá-los por passagens aéreas, estadias em hotéis, serviços, produtos, entre outros benefícios.

A maioria dos cartões oferece pontos a cada dólar gasto, independente de ser no Brasil ou no exterior. Atualmente (2020), o dólar equivale a R$ 5,38. Então, você precisaria gastar esse valor para adquirir um ponto. Portanto, o número de pontos acumulados depende do valor gasto no cartão e da cotação do dólar.

No entanto, não são todos os cartões de crédito que oferecem pontos. Por isso, é fundamental que você procure aqueles que proporcionam programas de recompensa e informe-se sobre a conduta em relação aos custos do benefício. Isso porque, normalmente, os cartões com pontuação apresentam anuidades mais caras.

Portanto, antes de solicitar o serviço, analise se ele se enquadra em seu estilo de vida. Caso você utilize o cartão de crédito apenas no dia a dia, para compras pequenas, pode ser que o valor da anuidade não compense. Porém, se tem o costume de realizar grandes compras ou está sempre viajando, o cartão com pontos pode ser um grande aliado.

Quais os benefícios de possuir pontos no cartão de crédito?

Alguns cartões já estão direcionados para programas de milhas: você apenas precisa transferir seus pontos para o programa e trocar por passagens aéreas. Entretanto, se o seu cartão não o direciona para nenhuma categoria, ou caso utilize mais de um cartão de crédito, você pode se cadastrar em um clube de fidelidade. Assim, consegue acumular os pontos obtidos em um único lugar e trocá-los por milhas aéreas.

Os clubes mais conhecidos são Multiplus e Smiles, que correspondem às passagens da Latam e Gol, respectivamente. No entanto, é válido ressaltar que algumas instituições financeiras podem cobrar uma taxa para realizar a transferência da pontuação. Por isso, é importante acessar o site do seu cartão de crédito e conferir todas as informações.

Além das passagens, é possível trocar os pontos para resgatar produtos ou serviços, como: jantares, descontos em diárias de hotéis, aluguel de carros, utensílios domésticos, eletrônicos, entre outros. Porém, essa não é uma boa alternativa, uma vez que a quantidade necessária para a bonificação costuma ser superior ao preço, caso a compra seja feita com dinheiro.

Como acumular pontos no cartão de crédito?

Como dissemos, primeiramente é necessário se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão, o que normalmente é feito pela internet. Após ser aprovado, as compras já começam a ser convertidas em pontos.

Sempre recomendamos realizar pagamentos à vista, contudo esse tipo de compra não gera o benefício dos pontos. Portanto, se você possui um bom controle financeiro, aproveite para pagar títulos, convênios e outras contas com o cartão de crédito e aumentar sua pontuação.

Outra dica é realizar compras em redes parceiras. Normalmente, farmácias e postos de gasolina são associados aos clubes de fidelidade. Mas vale o reforço: só opte por realizar compras e pagar contas com o cartão de crédito se tiver certeza que não cairá na tentação de gastar mais do que pode pagar. Caso contrário, pode  endividar-se e colocar em risco a sua saúde financeira.

Quando transferir os pontos?

Após fazer uma autoanálise e concluir que o cartão com pontuação combina com o seu perfil, chegou o momento de saber quando realizar a transferência dos pontos.

01. Validade dos pontos

Antes de decidir transferir seus pontos, é fundamental que você saiba a validade deles. Afinal, não adianta acumular 5 mil pontos e, no final, perdê-los por falta de atenção.

A validade varia de acordo com o programa escolhido. Porém, normalmente esse prazo é de 24 meses, ou seja, se você transferiu mil pontos em novembro de 2020, você poderá utilizá-los até outubro de 2022.

Nossa sugestão é esperar que os pontos se acumulem e transferi-los juntos. Assim, você não precisará pagar várias vezes a taxa de transferência.

02. Promoção de transferência de pontos

É muito comum surgirem promoções para a transferência de pontos do cartão de crédito, principalmente para programas de companhias aéreas. O percentual pode variar de 20% a 100% de bônus. Isso significa que se você transferir 10 mil pontos, em uma promoção com 30% de bônus, seu saldo será de 13 mil pontos.

Boa parte das promoções ocorrem durante o mês do seu aniversário e nas datas comemorativas.

03. Programe-se com antecedência

Se você possui como objetivo acumular pontos para trocar por passagens aéreas, recomendamos fazer isso com antecedência. Em primeiro lugar, porque quanto antes procurar as passagens, mais baratas elas estarão. De forma geral, o ideal é pesquisar 03 meses antes.

O segundo motivo é que os pontos transferidos podem não cair imediatamente e chegam a demorar até uma semana. Esse fator depende da operadora de cada cartão, mesmo assim o risco não vale a pena. Então, sempre que possível, planeje-se!

Após essa leitura, esperamos que você tenha compreendido o que são os cartões de crédito com pontos e saiba quando utilizá-los. Qualquer dúvida, estamos aqui. 💜