Quais ferramentas você usa para se planejar financeiramente?

O fim de semana está chegando pra podermos descansar e, quem sabe, dar aquela olhada mais profunda nas nossas finanças.

Por isso, um pensamento que pode aparecer é o seguinte: tem alguma ferramenta que torna o planejamento financeiro mais fácil?

E a resposta é: tem sim! 

Aquela que funciona melhor pra você.

Começar a ter mais organização financeira não precisa ser difícil. Pode ser, por exemplo, um formulário online onde você pode preencher com seus gastos, e no fim do mês já tem uma planilha pronta com todas as informações.

Pra quem não se dá muito bem com os meios mais tradicionais, alternativas estão sempre aí. Mas cada um é cada um!  Tem gente que usa planilha, celular, caderninho.. o importante é começar de alguma forma.

Também tem alguns aplicativos também que podem ser bem úteis. Vamos indicar alguns deles:

1. Guiabolso – esse aqui é uma mão na roda pra quem prefere as coisas automáticas – ele junta a maioria das suas contas e gastos no app, e já categoriza tudo de maneira prática e eficiente, na maioria das vezes. Também dá pra trocar manualmente caso ele faça alguma confusão, ou também adicionar algum gasto que não esteja vinculado a contas que o app aceita, o que o torna uma ferramenta poderosa na parte de personalização.

2. Olivia AI – já ouviu falar desse? É uma inteligência artificial que, além de ser conectada com as suas contas, traz alertas quando algum gasto sai do normal (quando a fatura de internet aumenta de um mês para o outro, por exemplo). Também tem várias dicas de como economizar e ainda dá descontos em lojas e serviços. 

3. Wallet – pra quem faz a organização em conjunto com o(a) parceiro(a), família, filhos, colegas de apartamento e etc, este app é ótimo. Dá pra compartilhar tudo de maneira visual e checar o status geral das finanças de forma rápida. Também permite que você tire fotos e armazene documentos, como comprovantes de pagamento, pra não ter que ficar carregando fisicamente. 

Vamos lá: conte aqui nos comentários os recursos que você usa pra se planejar! Vale qualquer coisa (mesmo), desde que ajude você a manter a atenção no seu dinheiro.

Deixe um comentário